POACEAE

Pharus latifolius L.

Como citar:

Rafael Augusto Xavier Borges; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Pharus latifolius (POACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

8.042.134,663 Km2

AOO:

364,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

É uma espécie não endêmica do Brasil, ocorrendo em todo o continente americano (Clayton et al., 2006). No Brasil é encontrada nas regiões Norte (Acre), Nordeste (Bahia) e Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo) (Filgueiras, 2011). O banco de dados do CNCFlora (2011) registra a ocorrência da espécie para outros estados da região Nordeste, Norte e a ocorrência no Sul e Centro-Oeste do Brasil.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Categoria: LC
Justificativa:

<i>P. latifolius</i> possui ampla distribuição pela América do Sul, sendo suas subpopulações bem amostrada em diferentes regiões do Brasil.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrição em Clayton et al. (2006).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ocorre em sobosque de florestas (Zizka et al., 1991).
Habitats: 1 Forest
Detalhes: É encontrada na Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica (Filgueiras, 2011), em sobosque de florestas (Zizka et al., 1991). É uma gramínea monóica, perene, cespitosa, com colmos eretos de 30 a 100cm de comprimento (Clayton et al., 2006). É uma espécie dispersa por animais em seu corpo (epizoocoria), mas também possui possivelmente dispersão pelo vento (Teppner, 2007). Coletada em flor e fruto de março a junho (Longhi-Wagner, 2001).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1.4.2 Small-holder
​​Apesar de abundante em uma floresta no Panamá, a espécie é afetada pela presença de herbívoros na floresta (Royo; Carson, 2005). Em áreas onde o gado entra na floresta, a espécie pode estar ameaçada.

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Em perigo (EN). Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).